CI

Chuva sustenta safra no Centro-Norte e tempo seco avança no Sul

Culturas como milho e soja se beneficiam dessas condições



Foto: Freepik

A previsão do tempo de hoje traz boas notícias para a agricultura. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a frente fria que atua na costa do Brasil mantém os corredores de umidade ativos no centro-norte do país, garantindo volumes de chuva necessários para o desenvolvimento das lavouras de verão. Já no Centro-Sul, a continuidade do tempo firme também é favorável, especialmente para culturas em fases críticas de desenvolvimento.

Chuva sustenta produção no Centro-Norte

As condições de chuva persistem em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais, sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí, Goiás, Tocantins, nordeste de Mato Grosso e sudeste do Pará. Porém, Gabriel Rodrigues destaca que a irregularidade na distribuição dos volumes deve ser maior hoje, com os acumulados mais expressivos concentrados no nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, onde podem ultrapassar os 40 mm em pontos localizados.

Culturas como milho e soja se beneficiam dessas condições, especialmente em regiões que dependem de chuvas regulares para garantir o enchimento de grãos.

Tempo firme no Centro-Sul e Nordeste 

No sudoeste de Mato Grosso, sul de Goiás e Rondônia, a previsão é de predomínio do sol, com chuvas de baixa intensidade, acumulando menos de 5 mm. Enquanto isso, áreas como SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia), além de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí e nordeste do Maranhão, seguem com tempo firme, ideal para o avanço da colheita de culturas de ciclo curto, como feijão e hortaliças.

Região Sul e Sudeste com estabilidade

Os estados do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro também permanecem com tempo estável, favorável para atividades de campo, como preparo do solo e tratos culturais. Apesar disso, pancadas isoladas de chuva não estão descartadas em áreas do litoral de Santa Catarina e São Paulo, devido à umidade vinda do oceano.

Perspectivas 

Segundo Rodrigues, uma mudança pode ocorrer amanhã, com a formação de um novo sistema de baixa pressão no Paraguai. Esse sistema pode trazer instabilidades aos três estados do Sul e Mato Grosso do Sul, embora os acumulados mais intensos devam se concentrar nos países vizinhos.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.