Chuva impulsiona semeadura de soja no Rio Grande do Sul
A Emater/RS-Ascar projeta uma área de cultivo de 6.811.344 hectares para a soja
Nesta quinta-feira (28), o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar trouxe atualizações sobre o andamento da semeadura de soja no Rio Grande do Sul. As chuvas registradas entre os dias 19 e 20 de novembro proporcionaram a reposição da umidade no solo, permitindo um avanço nos trabalhos de plantio. A área já semeada atingiu 60% da estimativa total.
Contudo, nas regiões com menor volume de precipitações, as atividades de plantio foram interrompidas no final da semana. Os agricultores têm priorizado as condições ideais para o plantio, buscando minimizar o risco de replantio. Com a diminuição da umidade do solo, os trabalhos de preparo e dessecação foram ajustados para acompanhar o ritmo da safra.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
As lavouras semeadas no final de outubro e início de novembro apresentaram germinação uniforme e estande de alta qualidade. Já as áreas plantadas entre os dias 10 e 17 de novembro, especialmente em regiões com menor incidência de chuva, exibem variabilidade no processo de emergência. Terrenos com maior cobertura de palhada mostraram emergência mais uniforme, enquanto áreas com menor cobertura ou compactação do solo, resultante do tráfego de máquinas, apresentaram germinação irregular.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Mesmo assim, em localidades que registraram precipitações acima de 10 mm, a germinação foi retomada, o que contribui para a uniformidade do estande. Porém, o desenvolvimento inicial das plantas permanece lento, com folhas menores e entrenós mais alongados, sinais das condições climáticas adversas.
As primeiras lavouras plantadas em outubro já estão recebendo aplicações de herbicidas. Em alguns casos, os agricultores têm realizado a "aplicação zero", que inclui fungicidas preventivos para o manejo de doenças, como a ferrugem-asiática.
A Emater/RS-Ascar projeta uma área de cultivo de 6.811.344 hectares para a safra de soja no estado, com produtividade média estimada em 3.179 kg/ha. No mercado, o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar apontou uma queda de 1,06% no valor médio da saca de 60 quilos. O preço caiu de R$ 128,87 na semana anterior para R$ 127,50.