CI

Chuva favorece desenvolvimento do milho em MG

As lavouras de milho da região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, estão se desenvolvendo bem


As lavouras de milho da região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, estão se desenvolvendo bem. A chuva em quantidade garante o crescimento das plantas.

As plantas do milho semeado há pouco mais de 20 dias, mostram vigor.

Para a safra 2009/2010 o agricultor Cláudio Nasser, de Patos de Minas, manteve a mesma área do ano passado, de 1,1 mil hectares. O clima ajudou a terminar o plantio no tempo certo. Ele está otimista.

“Nós estamos com as lavouras num estágio de 25 dias, com bom desenvolvimento. Acreditamos que vamos ter uma boa produção”, avaliou Nasser.

Este ano, a diferença é que as chuvas chegaram bem mais cedo. Isso contribuiu para o melhor desenvolvimento da planta.

“Está chovendo em torno de 180 a 200 milímetros ao mês. É fundamental essa distribuição uniforme de chuvas, traduzindo numa lavoura num estado vegetativo muito bom”, explicou Osvaldo Ferreira, agrônomo da Emater.

Um exemplo dos benefícios da regularidade da chuva em Minas Gerais este ano pode ser visto na lavoura do seu João Martins Corete, em Patos de Minas. O milho plantado há quase 70 dias já mostra as espigas. Geralmente, ele utiliza a irrigação. Mas este ano o equipamento ficou parado, gerando economia de água e energia elétrica.

”Com 70 dias parado com a irrigação eu deixei de gastar R$ 19 mil reais. Isso representa hoje, com o milho a R$ 17 a saca, mil e cem sacas de milho. Esse vai pro meu bolso”, disse o agricultor João Martins Corete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.