China suspende tarifa sobre cevada australiana
Antes da imposição da tarifa, a Austrália era de longe o maior fornecedor de cevada para a China
A indústria de grãos australiana disse em 7 de agosto que recebeu com satisfação o anúncio da China no fim de semana de que estava suspendendo sua tarifa sobre a cevada australiana. Um imposto de 80% estava em vigor desde junho de 2020. A China disse que a tarifa se devia ao “dumping” da cevada da Austrália, o que significa que suas exportações tinham preços mais baixos do que a oferta doméstica da China. No entanto, a postura linha-dura da Austrália sobre o papel da China em relação às origens da pandemia global de COVID-19 também foi um fator.
Pat O'Shannassy, ??diretor executivo da Grain Trade Australia (GTA), disse que o Ministério do Comércio da China determinou que, devido a uma mudança nas circunstâncias da indústria, suspender os direitos antidumping e compensatórios seria de interesse público. “Este anúncio é um passo importante para retomar o relacionamento forte e mutuamente benéfico entre as indústrias de cevada da China e da Austrália”, disse O'Shannassy. “Nossa visão sempre foi de que resolver a disputa da cevada é do interesse benéfico da China e da Austrália e das respectivas indústrias”.
Antes da imposição da tarifa, a Austrália era de longe o maior fornecedor de cevada para a China. “A China é historicamente um mercado de exportação muito importante para a cevada da Austrália por muitas décadas, com relacionamentos muito fortes com clientes e cooperação considerável entre parceiros da indústria no melhoramento de plantas e suporte técnico para atender às necessidades da China”, disse O'Shannassy. “Nossas exportações de cevada para a China atingiram um pico de 6,3 milhões de toneladas em 2016-17 antes de cair para níveis insignificantes quando as tarifas foram impostas em 2020, então esperamos que esta decisão permita que nossas relações comerciais e exportações sejam retomadas.”