CI

Chicago: Soja inicia semana em alta

Por outro lado, o óleo de soja apresentou volatilidade



A leve alta na soja foi sustentada pelo ritmo elevado das vendas norte-americanas A leve alta na soja foi sustentada pelo ritmo elevado das vendas norte-americanas - Foto: Abiove

A soja negociada na Bolsa de Chicago (CBOT) encerrou a segunda-feira (25) em alta, impulsionada pela boa demanda, mesmo com a semana mais curta nos Estados Unidos devido ao feriado de Ação de Graças. Segundo a TF Agroeconômica, o contrato de novembro/24, referência para a safra brasileira, subiu 0,23% ou 2,25 cents/bushel, fechando a $985,75. Já o contrato de janeiro/25 avançou 0,20%, atingindo $994,25. No complexo da soja, o farelo para dezembro registrou alta de 1,56%, alcançando $293,7 por tonelada curta, enquanto o óleo de soja para o mesmo mês recuou 1,34%, cotado a $41,21 por libra-peso.

A leve alta na soja foi sustentada pelo ritmo elevado das vendas norte-americanas, apesar de uma queda semanal de 7,25% nos embarques para exportação. Dados do USDA mostram que, nesta segunda, foram inspecionadas 2.102.002 toneladas nos portos dos EUA, com a China absorvendo a maior parte, totalizando 1.230.142 toneladas. No ciclo atual (2024/25), o acumulado de exportações já soma 19.687.728,78 toneladas, ligeiramente superior ao mesmo período do ano anterior. Essa forte demanda, aliada a preços competitivos, contribuiu para o movimento de alta.

Por outro lado, o óleo de soja apresentou volatilidade. Novas altas iniciais no óleo de palma na Malásia acabaram revertidas ao longo do dia, com o contrato de dezembro fechando em $908,51 por tonelada, após uma queda de $12,35. Além disso, incertezas sobre o apoio à indústria de biocombustíveis nos EUA e possíveis disputas tarifárias adicionaram pressão baixista ao mercado de óleos vegetais.

Essa dinâmica reflete um cenário misto para o complexo da soja, com o grão se beneficiando da demanda chinesa e de um mercado ajustado pela proximidade do feriado, enquanto o óleo enfrenta desafios externos e de política comercial.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.