CI

Chicago: Soja em alta com compras de oportunidade

Outro fator que pode impactar os preços nas próximas semanas é o clima sul-americano



A análise aponta que a alta é resultado de uma recuperação técnica A análise aponta que a alta é resultado de uma recuperação técnica - Foto: Pixabay

Segundo informações da TF Agroeconômica, a soja negociada na Bolsa de Chicago (CBOT) encerrou em alta nesta quinta-feira, com compras de oportunidade. O contrato de soja para novembro de 2024, referência para a safra brasileira, subiu 0,89%, ou $8,75 cents/bushel, encerrando a $988,75. Já a cotação de janeiro de 2025 teve alta de 0,40%, ou $4,00 cents/bushel, fechando a $998,00. O farelo de soja para dezembro subiu 1,40%, ou $4,4 por tonelada curta, para $318,1, e o óleo de soja para o mesmo período avançou 2,18%, ou $0,91 por libra-peso, fechando a $42,59.

A análise aponta que a alta é resultado de uma recuperação técnica após a oleaginosa acumular perdas de 3,95% em cinco sessões consecutivas de queda. No entanto, mesmo com o movimento positivo do dia, os contratos de novembro e janeiro não conseguiram romper a resistência e se mantiveram abaixo dos $10,00 por bushel, o que ainda deixa o mercado em alerta quanto à sua sustentação.

Outro fator que pode impactar os preços nas próximas semanas é o clima na América do Sul. De acordo com Larry Shonkwiler, economista agrícola sênior da Advance Trading, o lento início da temporada de plantio no Brasil e as condições climáticas quentes e secas registradas durante setembro e início de outubro foram amplamente divulgadas. No entanto, ele observa que o padrão climático parece estar mudando, o que provavelmente contribuiu para o declínio nos futuros de março de 2025 desde o início deste mês.

Além disso, o apetite chinês permanece elevado antes das eleições nos Estados Unidos. A possibilidade de um novo mandato de Trump tem levado os chineses a aumentar suas compras. Nesta madrugada, a China adquiriu um total de 15 cargas de soja, sendo 3 do PNW americano e 12 do Brasil, com entregas programadas para janeiro e fevereiro, mesmo com o Golfo sendo cerca de 40 cents mais barato.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.