CI

Chicago: Soja cai após realização de lucros

Eram cinco altas consecutivas


Já o contrato de novembro de 2024 fechou com uma queda de 1,81% Já o contrato de novembro de 2024 fechou com uma queda de 1,81% - Foto: Nadia Borges

Segundo a TF Agroeconômica, o mercado de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) fechou o último pregão em queda, apesar de o acumulado da semana ter sido positivo, impulsionado por boas vendas. O contrato de soja para setembro de 2024, referência para a safra brasileira, registrou uma baixa de 1,88%, ou -19,00 cents por bushel, encerrando o dia em $989,25. 

Já o contrato de novembro de 2024 fechou com uma queda de 1,81%, ou -18,50 cents por bushel, em $1005,00. No mercado de derivados, o farelo de soja para outubro teve uma leve baixa de 0,50%, ou -$1,6 por tonelada curta, a $320,8. O óleo de soja, no entanto, caiu 3,55%, ou $-1,48 por libra-peso, fechando em $40,21.

A queda no pregão foi impulsionada pela realização de lucros após cinco sessões consecutivas de alta. Esse movimento de correção já era esperado no dia anterior, mas foi postergado por uma venda expressiva adicional para a China. Apesar do relatório de vendas ter ficado dentro da faixa esperada pelo mercado, ele veio abaixo dos números da semana anterior, servindo de justificativa para que os Fundos realizassem lucros, após acumularem um ganho de 4,76% no período.

Mesmo com a correção de preços, a soja conseguiu encerrar a semana com uma leve alta de 0,50%, ou $5,00 cents por bushel. O farelo de soja também apresentou um desempenho positivo na semana, com alta de 3,45%, ou $10,7 por tonelada curta. Em contrapartida, o óleo de soja registrou uma queda de 2,32%, ou $5,45 por libra-peso no acumulado da semana.

Esses resultados refletem um cenário de volatilidade no mercado, onde a demanda global, especialmente da China, segue sustentando os preços, apesar das oscilações provocadas pela realização de lucros. O comportamento dos Fundos e os próximos relatórios de vendas continuarão a influenciar os movimentos do mercado nas próximas semanas, com a possibilidade de novas oportunidades ou desafios para os preços da soja.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.