Chances de granizo e chuvas volumosas nesta quinta
Previsão de quinta-feira indica cenário de instabilidades
Para esta quinta-feira (04/05) as condições de chuvas permanecem nas regiões que já vinham registrando o fenômeno. Isso como uma consequência da frente fria estacionária no sul do país, e da circulação dos ventos nas demais regiões.
As chuvas mais expressivas do dia devem ocorrer na região Sul, isso em função dos acumulados já registrados nos últimos dias. dado o cenário de instabilidades, existe a possibilidade da ocorrência de granizo em alguns pontos.
Além disso, o solo encharcado deve dificultar os trabalhos em campo, bem como trazer uma preocupação em relação às lavouras de trigo recém implementadas em Santa Catarina.
Outra região que merece destaque nesta quinta, mas em termos da falta de chuvas é a parcela central do País. Áreas do centro-oeste, sudeste até o norte do Paraná, devem ter a influência de um sistema de alta pressão que impede a chegada de umidade e a formação das nuvens carregadas.
Veja os mapas e a previsão por região na sequência:
Norte
Para esta quinta, é esperado que ocorram chuvas em praticamente todas as áreas da região, exceto no extremo norte de Roraima e no extremo sul do Tocantins. Nessas regiões, as massas de ar seco, provenientes de diferentes sistemas, afastam os ventos úmidos. No entanto, ao norte do Pará, Amapá, sul de Roraima são esperadas chuvas volumosas.
Nordeste
De maneira geral, as instabilidades seguem ativas na região, mas apresentando uma redução nos volumes previstos. Desta forma, as chuvas ocorrem desde o leste da Bahia até o Maranhão, com uma grande irregularidade na ocorrência e nos volumes. Mesmo assim, são esperados acumulados entre os 5 e 15 mm, sendo que a região mais úmida fica ao norte do Maranhão.
Centro-Oeste
A massa de ar seco, associada ao sistema de alta pressão, avança em mais áreas da região, afastando o corredor de umidade em direção à oeste. Assim, ainda há condições de chuvas no oeste da região, concentradas ao sul do Mato Grosso do Sul. Inclusive, neste setor há condições para queda de granizo de forma isolada, mas que em termos de volumes são pouco expressivos. As temperaturas são elevadas em toda a metade norte da região, com marcas se aproximando dos 35°C nas imediações de Sinop (MT).
Sudeste
A presença de uma região de alta pressão, garante o tempo firme em praticamente toda a região. Com o tempo limpo, as temperaturas ao amanhecer tendem a ser mais amenas e contar com a presença de alguns nevoeiros. Logo com as primeiras horas de sol, os nevoeiros se dissipam e as temperaturas sobem rapidamente. Os registros devem superar os 33°C em Dracena (SP), Januária (MG) e Montanha (ES). Em relação às condições de chuvas, estas são mínimas e confinadas no litoral do Espírito Santo.
Sul
A frente fria estacionária permanece na região mantendo ativo um grande fluxo de umidade, que deve provocar chuvas intensas. Essas chuvas podem ser acompanhadas de granizo entre o norte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Além disso,os volumes esperados ao longo do período variam entre os 15 e 35 mm em áreas como Francisco Beltrão (PR), Chapecó (SC) e Frederico Westphalen (RS), mas que pontualmente esses valores podem ser superados. Com exceção do norte do Paraná, o dia fica com tempo fechado e pouca variação entre as menores e maiores temperaturas.