Cerveja utiliza caju como matéria-prima
A cajucultura tem ganhado espaço na gastronomia e na indústria cervejeira
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Considerado como pseudofruto, o caju pode ser consumido in natura, usado no preparo de sorvetes, doces, já a castanha de caju pode ser usada na produção de leite vegetal, por exemplo. Já o bagaço do caju pode ser transformado em ração para animais há ou hamburguer. A cajucultura tem ganhado espaço na gastronomia e na indústria cervejeira.
A cervejaria Turatti, com sede em Fortaleza, no Ceará, criou a Cajunela, bebida que usa o pedúnculo do caju como matéria-prima. A novidade é feita com malte de trigo, cevada, lúpulo, levedura e claro: caju. O responsável pela criação é o mestre cervejeiro Alfredo Aghina. A ideia de produzir a Weiss (cerveja de trigo)de caju, surgiu depois de uma degustação de cachaça e especiarias.
E não é que a mistura deu certo, prova disso é que a bebida tem atraído diversos paladares. Parte da matéria-prima utilizada na fabricação da cajunela é vinda de produtores locais de Horizonte, região metropolitana do Ceará. A cervejaria também trabalha com outras frutas sazonais como a seringuela. E você vai querer experimentar?