CI

Centro-Norte permanece sob forte calor

Previsão para as próximas semanas aponta para uma regularização das chuvas



Foto: Divulgação

Enquanto o Sul do Brasil sofre com tempestades severas, a realidade no Centro-Norte do país é bem diferente, com tempo seco e temperaturas elevadas. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, grande parte dessa região continua sob o domínio de uma massa de ar quente e seco, com poucas previsões de chuva.

"As condições climáticas são de calor intenso, especialmente no Mato Grosso e áreas adjacentes, onde a formação de instabilidades ainda ocorre de maneira muito irregular", explicou Rodrigues. Mesmo com a possibilidade de pancadas de chuva localizadas em algumas áreas do Centro-Oeste, principalmente durante a tarde e à noite, essas precipitações serão curtas e concentradas em regiões pontuais.

A previsão para as próximas semanas aponta para uma regularização das chuvas em algumas áreas do Centro-Oeste e Sudeste até o início de outubro. "A expectativa é de acumulados superiores a 100 mm em algumas regiões nos próximos 15 dias, mas o interior do MATOPIBA, especialmente no centro da Bahia e sul do Piauí, ainda deve permanecer com períodos mais secos, o que é esperado para essa época do ano", concluiu Rodrigues.

Apesar da irregularidade das precipitações, os meteorologistas apontam que o cenário deve começar a mudar com o avanço das instabilidades, melhorando gradualmente as condições para a agricultura, especialmente no Mato Grosso, onde o plantio da soja já foi iniciado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.