Cenoura e tomate despencam nos mercados: queda chega a 47%
Aumento da oferta foi o principal fator para a queda dos preços
Os preços das principais hortaliças e frutas comercializadas nos mercados atacadistas do Brasil continuam em queda, marcando mais um mês de desvalorização significativa. A cenoura e o tomate foram os produtos que registraram as maiores quedas, com desvalorização de 47,69% e 43,96%, respectivamente, no último mês em comparação a junho.
Segundo dados do 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o aumento da oferta foi o principal fator para a queda dos preços. No caso da cenoura, a oferta nacional aumentou 8,9% em julho, o que pressionou os preços para baixo, especialmente fora de Minas Gerais. Já o tomate, com oferta 13% maior do que em junho, registrou o maior volume do ano até agora, resultando em uma significativa redução de preços.
A batata, que vinha apresentando elevações nos meses anteriores, teve seu preço revertido devido à entrada da safra de inverno, com a maior queda observada na Ceasa de Rio Branco (-35,57%). Entretanto, os preços ainda se mantêm elevados em relação ao mesmo período do ano passado, com um aumento de 68% registrado na Ceagesp.
Para a cebola, a média de preços recuou 11,14% em julho, com a Ceasa do Acre registrando a maior queda, de 28,69%. O aumento na oferta, somado à diversificação da produção, contribuiu para a continuidade da queda dos preços.
No mercado de frutas, houve redução nos preços da banana, maçã, mamão e melancia, influenciada pelo aumento da oferta e pela queda na demanda durante as férias escolares. Em contraste, a laranja apresentou uma alta de 6,91% no preço médio, impulsionada pela forte demanda da indústria para a produção de suco, reflexo dos baixos estoques atuais.