CI

Ceará vai comprar milho do Paraná para manter estoque


A indecisão do governo federal em relação ao mercado do milho favorece o estabelecimento de um impasse opondo produtores rurais e os criadores de aves e suínos no Ceará. Os agricultores locais apostam na escassez futura do grão diante da inércia do poder público em consolidar estoques e promover futuros leilões do produto na entressafra. Em função disso estão retardando negócios na expectativa de melhor cotação. Os pecuaristas, por sua vez, decidiram "importar" o produto do Paraná, para tentar conter movimentos especulativos no preço.

Esta semana um grupo de avicultores aguarda o desembarque de 10 mil toneladas de milho no Porto de Fortaleza (Mucuripe). Embora o produto viaje 3,540 mil quilômetros entre os dois estados, a expectativa é de que a saca ( 60 quilos) chegue à capital cearense ao custo de R$ 22 - R$ 3 menos do que a cotação do mercado local, segundo a Associação Cearense de Avicultura (Aceav). De acordo com o secretário-executivo da entidade, Sebastião Medeiros Neto, outra importação do grão paranaense está programada para os próximos dias.

Na avaliação da Aceav, o preço atual do milho cearense é injustificável, vez que o País caminha para uma safra do grão 29% maior do que a anterior e o Ceará começa a colher um volume recorde - 752,3 mil toneladas, verificando incremento de 19,6% sobre o período 2001/2002. O que mais intriga a direção da entidade, é o fato de que o problema era previsível e, portanto, poderia ter sido evitado. Em agosto, por exemplo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Ceará, recomendava ação para regular o mercado.

Um relatório da Conab/Ceará apontava que a demanda de granjas de aves, de suínos e formuladores de ração dos estados nordestinos seria de 2,7 milhões de toneladas de milho. Confrontada com a produção agrícola regional, a conta geraria um déficit de 1,35 mil toneladas do grão na região - 225 mil toneladas no Ceará. O documento recomendava a compra de estoques dos pequenos produtores locais e o excedente da safra do Centro-Oeste para evitar desabastecimento e sobressaltos no mercado em termos de preços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.