Casca de jaca é usada para fazer detergente
A jaca ou você ama ou odeia, há quem experimente por curiosidade, outros experimentam e não ficam sem, da família do figo e da amora, a fruta pode pesar até 15 kg
Texto: Correspondente Iara Siqueira
A jaca ou você ama ou odeia, há quem experimente por curiosidade, outros experimentam e não ficam sem, da família do figo e da amora, a fruta pode pesar até 15 kg. Você já parou para pensar o que a casca de jaca tem a ver com detergente? Mesmo que aparentemente não faça sentido, sim os enzimas da casca da jaca podem ser utilizados na produção de detergentes.
A pesquisadora Dhiéssica Ribeiro, fez seu estudo científico de mestrado em química, baseado em aplicar enzimas em detergentes comerciais, e verificar a sua eficácia. A aluna da Universidade Estadual do Oeste da Bahia (Uesb), campus Jequié, utilizou o fungo Penicillium camemberti ATCC 4835 e os resíduos encontrados na casca da jaca para o experimento.
O resultado deu certo, já que as enzimas de acordo com o estudo, tem potencial para ser utilizada em detergente, já que é cada vez mais utilizada pelo setor. A pesquisa também analisou as enzimas mais aplicados e tudo que se refere a tecnologia no setor industrial. A casca de jaca como substrato para a produção de enzimas, não causa danos ao meio ambiente e ajuda aproveita os resíduos da fruta.