CI

Caramuru Alimentos anuncia investimento de US$ 10 milhões


A Caramuru Alimentos, maior empresa de capital nacional de processamento de grãos do país, está anunciando a realização de investimentos da ordem de US$ 10 milhões na modernização e ampliação de sua capacidade logística. Os recursos estão sendo aplicados na aquisição de dez locomotivas GE C-30, importadas dos Estados Unidos, e 300 vagões graneleiros Hopper, com 100 m³ e 125 m³ de capacidade, que serão alugados para a Brasil Ferrovias operar no trecho ferroviário entre o terminal de Pederneiras e o porto de Santos.

“Com o investimento, ampliamos a capacidade de transporte pelo modal hidro-ferroviário, mais competitivo em relação ao modal hidro-rodoviário ou rodoviário, o que se traduz em ganhos de eficiência operacional”, diz o vice-presidente da empresa, César Borges de Sousa.

A primeira fase do programa de modernização logística deverá estar concluída em fevereiro de 2004, com a operação de cinco locomotivas e cem vagões. A última fase do projeto está prevista para 2006, quando a Caramuru estará transportando cerca de 1 milhão de toneladas de grãos e farelo de soja pelo modal hidro-ferroviário, que serão exportadas pelo porto de Santos.

Captada nos estados de Goiás e Mato Grosso, a produção é processada em São Simão (GO), onde a Caramuru opera uma unidade de esmagamento de soja. Após esse procedimento, a produção é transportada pela hidrovia Tietê-Paraná, em comboios compostos por um empurrador e quatro chatas com capacidade de transportar 6.000 toneladas, em parceria com a empresa Torque, até os terminais que a empresa mantém em Pederneiras ou Anhembi (SP), de onde é então embarcada por trem. Toda a operação hidro-ferroviária proporciona uma redução do custo total do frete em cerca de 8% a 10%.

O investimento terá impacto positivo para a cidade de Santos, ao reduzir o fluxo de caminhões na região do porto e gerar novos empregos. Pelo menos 10.000 caminhões deixarão de transitar pela cidade já no próximo ano. Quando o projeto estiver concluído, mais de 30.000 caminhões deixarão de transitar pela região.

Paralelamente, o investimento abre novos postos de trabalho no porto de Santos, já que as operações de descarga dos vagões graneleiros demandam mão-de- obra quatro vezes maior em relação às operações de descarga de caminhões. O investimento também terá reflexos nas regiões produtoras de grãos e na consolidação da hidrovia Tietê- Paraná.

Com faturamento da ordem de R$ 1,2 bilhão no ano passado e projeção de R$ 1,5 bilhão para este ano, o grupo tem capacidade de processamento de 1,2 milhão de toneladas de soja e perto de 450 mil toneladas de milho por ano. As exportações representam 43% do faturamento do grupo, escoadas basicamente pelo porto de Santos.

Seu parque industrial refina 230 mil toneladas anuais de óleos de milho, soja, girassol e canola e a capacidade de armazenamento da companhia soma 1,7 milhão de toneladas de grãos. A empresa emprega 2.200 pessoas e opera cinco unidades industriais, instaladas em Itumbiara e São Simão, no estado de Goiás, Apucarana (PR), Petrolina (PE) e Fortaleza (CE). No porto de Santos, a Caramuru opera dois terminais, em parceria com a Citrosuco e com a Brasil Ferrovias, com capacidade de

armazenagem de 75 mil toneladas e 130 mil toneladas, respectivamente.

A Caramuru opera uma grande linha de óleos especiais, saborizados, grãos, pratos pré-cozidos, como polenta e cuscuz, e farinhas, comercializadas sob a marca Sinhá. Mensalmente, a Caramuru comercializa mais de 23 milhões de unidades de produtos no mercado brasileiro com a marca Sinhá. Com 39 anos de atividades, a empresa conduz programas de responsabilidade social, especialmente na área de educação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.