O município de Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, aumentou em 20% a área plantada de trigo para a safra deste ano. Em 2003, nada menos do que 17 mil hectares de terra estão germinando a cultura que deve ser colhida a partir da segunda quinzena de novembro pelos produtores.
A motivação do aumento das lavouras tem três razões: o bom desempenho da safra anterior, que resultou em 46 sacos por hectare; o preço pago em 2002, que chegou até R$ 36 por saco de 60 quilos, e da garantia do preço mínimo pago pelo governo, que teve um crescimento de 40%, alcançando hoje R$ 24.
O engenheiro agrônomo Adão Pereira Nunes, da Coopercampos, projeta um aumento de 20% da produção em conseqüência da expansão do cultivo. Pelos seus cálculos devem ser colhidos 714 mil sacos em Campos Novos, se não houver nenhum contratempo meteorológico.
País pode collher 5,1 milhões de toneladas
Esse número poderia ser maior devido à falta de chuvas durante a floração da planta. A estiagem que atacou a região deve ocasionar uma quebra de 20%. "A produtividade (relação sacos colhidos por área plantada) vai se igualar ao desempenho do ano passado em virtude do clima", analizou o técnico. O Brasil deve colher cerca de 5,1 milhões de toneladas de trigo na safra 2003, contra 2,9 milhões do ano passado. Isso reduz a importação e, conseqüentemente, a procura pelo produto no mercado nacional.