Campo Novo (MT) pode receber esmagadora de grãos
Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, desenvolve um estudo de viabilidade da implantação de uma esmagadora de grãos para obtenção de biodiesel
Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, desenvolve um estudo de viabilidade da implantação de uma esmagadora de grãos para obtenção de biodiesel. O estudo é realizado por uma equipe formada por representantes de Campo Novo, Brasnorte e Diamantino, com participação de técnicos da Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais. No último dia 17 o prefeito Sérgio Stefanelo participou de uma reunião no prédio que abrigará o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), onde foram apresentados dados sobre o pinhão-manso, uma das culturas mais utilizadas para a extração de óleo vegetal para biodiesel.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Andrade Gomes, a idéia inicial é a produção do pinhão-manso para a extração de óleo vegetal. “Como a universidade de Viçosa desenvolveu um software capaz de analisar a viabilidade de cada cultura, como a soja, o girassol e o pinhão-manso, depois deste estudo é que será definida a melhor cultura”. O secretário explicou ainda que dois técnicos de Campo Novo serão capacitados na universidade para trabalhar na elaboração e acompanhamento do projeto.
A reunião contou ainda com a presença do vereador Clóvis de Paula, representando a Câmara de Vereadores, Paulo Polese da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e representantes da Fetagri e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.