CI

Câmara debate renegociação de dívidas de produtores gaúchos

Resolver a situação do agro gaúcho é essencial



O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) também fez duras críticas à resposta das autoridades O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) também fez duras críticas à resposta das autoridades - Foto: Agencia Brasil

A Comissão de Agricultura e a comissão externa da Câmara dos Deputados discutiram, nesta terça-feira (5), a renegociação das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, fortemente impactados pelas enchentes de maio. O deputado Afonso Hamm (PP-RS), da Frente Parlamentar da Agropecuária, destacou o desespero dos produtores e pediu urgência na extensão dos prazos de pagamento e no acesso ao crédito para garantir a próxima safra.

Durante o debate, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) elogiou a união dos parlamentares gaúchos, mas criticou a falta de sensibilidade das autoridades em Brasília. Ele reforçou a importância de ouvir diretamente os agricultores e enfatizou que o setor agropecuário gaúcho é vital para a economia nacional. Para ele, resolver a situação do agro gaúcho é essencial.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) também fez duras críticas à resposta das autoridades, destacando que os produtores não foram responsáveis pelas perdas e precisam de um fundo garantidor para continuar trabalhando. Segundo ele, as promessas feitas até agora são insuficientes diante das perdas bilionárias, e cobrou medidas concretas para auxiliar os agricultores.

“O produtor tem ouvido discursos vazios e desrespeitosos. Promessas como o repasse de R$ 400 milhões são insuficientes frente às perdas bilionárias. Esses discursos nos agridem, porque, na verdade, escondem um disfarce”, declarou.

Representantes de entidades, como Graziele de Camargo, do Movimento SOS Agro RS, lamentaram a burocracia que tem dificultado o acesso ao crédito. A coordenadora ressaltou que os agricultores precisam de soluções reais e imediatas para recuperar suas produções.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.