CI

Calor perde intensidade

Veja a previsão para segunda-feira (18.12)


Foto: Pixabay

O começo da semana apresenta uma tendência de quebra do padrão das temperaturas elevadas no sul do país. As projeções indicam uma redução de até 12°C nas temperaturas de segunda em relação ao domingo. Porém, os termômetros saem do patamar de 40°C e se aproximam dos 28°C. Além disso, nem todas as áreas  deverão registrar essa redução das temperaturas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já em áreas do Brasil Central, o predomínio é de tempo firme e temperaturas ainda elevadas. Mas no sudeste, as instabilidades podem ser mais recorrentes, na forma de temporais de verão.

Áreas da região norte do Brasil, deverão registrar um aumento nas precipitações. Porém, essas chuvas devem ficar confinadas em setores do oeste. 

Veja o mapa e a previsão regional

Região Norte:  Chuva volta com força para a Amazônia

As instabilidades tropicais trazem altas probabilidades de chuvas para todos os setores da região. Entretanto, os maiores volumes estão previstos para ocorrer na região do oeste do  Amazonas e Acre. As projeções indicam volumes acima dos 40 mm nessas regiões,  sinalizando então para fortes temporais nestes setores. Já em áreas mais ao leste, como no Pará e Tocantins, espera-se uma grande irregularidade das instabilidades e temperaturas mais elevadas, especialmente no sul do Tocantins.

Região Nordeste:  Chuvas no norte do Nordeste. Alívio para lavouras e redução de temperatura

Áreas de instabilidade nas camadas mais altas da atmosfera – cerca de 12 km  acima da superfície – devem favorecer a formação das nuvens carregadas ao norte do Piauí, Maranhão e Ceará. Nestes setores as chuvas devem acontecer na forma de pancadas isoladas, mas potencialmente fortes, com volumes variando entre os 5 e 10 mm, que podem ocorrer em curtos períodos de tempo. Essa maior presença de chuvas também contribui para a redução das temperaturas no período da tarde. Já em setores do centro-sul da região, espera-se um dia ainda com temperaturas na ordem dos 40°C e baixos índices de umidade, aumentando a demanda hídrica das lavouras na região.

Região Centro-Oeste: Atenção para a demanda hídrica das lavouras

A massa de ar seco, ainda associada à onda de calor, deve manter as condições de tempo firme na metade sul do Centro-Oeste. Áreas do Mato Grosso do Sul, boa parte de Goiás e Sul e Mato Grosso, deverão ter o predomínio de tempo firme e temperaturas na casa dos 40°C. Além disso, essas temperaturas vêm acompanhadas por baixos índices de umidade o que acentua a demanda hídrica das lavouras. Por outro lado, o norte da região tem uma maior possibilidade de chuvas, com previsão de acumulados entre os 7 e 20 mm no decorrer do período. Essas precipitações também auxiliam na redução das intensas temperaturas

Região Sudeste:  Temporais típicos de verão podem atingir as regiões produtoras

A massa de ar quente ainda deverá atuar sobre a região, mantendo as temperaturas em patamares elevados, principalmente em setores do oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro. A mudança em relação aos últimos dias, vem com a possibilidade de registros de pancadas de chuvas mais frequentes, embora ainda muito irregulares. Essas pancadas devem acontecer na forma de temporais típicos de verão, ocorrendo em curtos períodos de tempo, de forma localizada, mas potencialmente fortes. 

Região Sul: Chuva no Sul traz alívio térmico para as lavouras

A aproximação de uma frente fria ao sul da região deve favorecer a ocorrência de chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul. Essas chuvas devem acontecer, principalmente no período da tarde, na forma de temporais isoladas. Contudo, devem ser mais organizadas na fronteira sul da região. Essas instabilidades auxiliam na redução das temperaturas extremas, saindo do patamar dos 40°C de Domingo, para valores mais próximos dos 28°C nesta segunda. Mesmo assim, o calor deverá ser intenso em áreas do norte do Paraná., região que também deverá ter uma menor presença de chuvas 

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.