CI

Calor intenso e tempestades dominam a quinta-feira

Tempestades com granizo no Sul e temperaturas extremas no Centro-norte



Foto: Canva

A quinta-feira (21/09) será marcada pelas temperaturas muito elevadas na parcela central do Brasil. O bloqueio atmosférico – associado à região de alta pressão – deve se intensificar nos próximos dias. Isso provocará um aumento nas temperaturas e uma diminuição nas chances de chuva.

Tais condições são desfavoráveis para operações no campo, pois, além do calor, os índices de umidade alcançam níveis críticos, chegando perto ou mesmo abaixo de 20% em vastas áreas do centro do Brasil.

Mesmo assim, não se descarta a ocorrência de alguma instabilidade isolada, passageira, irregular e de curta duração. Que devido ao ambiente de muita energia disponível – em função das altas temperaturas – podem resultar trovoadas localmente fortes.

Esta condição é mais evidente na região sul, que, por conta do avanço de uma frente fria – sistema de chuvas.  As instabilidades serão reforçadas e podem resultar em tempestades acompanhadas de raios vendavais e queda de granizo.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
O panorama geral é de mais um dia de temperaturas perto ou acima dos 40°C na metade sul da região, com destaque para setores de Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Em combinação com essas temperaturas, os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Apesar disso, existe a possibilidade de chuvas, mas estas devem ficar concentradas em setores mais ao norte e com um comportamento de trovoadas irregulares.

Região Nordeste
O dia deve ser de muito calor, particularmente em setores da metade oeste e norte da região, com destaque para o oeste Baiano, sul do Maranhão, sul do Piauí e Ceará, onde os termômetros passam facilmente dos 37°C. Áreas do leste da região, devem ter temperaturas menos quentes, na faixa dos 28 a 32°C, em função da maior presença de nuvens e dos ventos oceânicos. Condição que favorece a ocorrência de algumas chuvas isoladas e passageiras, mas com baixos volumes.

Região Centro-Oeste
A região de alta pressão – que está mantendo a onda de calor sobre o continente – diminui ainda mais as condições de chuvas sobre o centro-oeste. Com a menor presença de nuvens, o aquecimento causado pela incidência do Sol será ainda mais pronunciado, o que pode proporcionar mais uma tarde de temperaturas extremas na região. Temperaturas perto ou acima dos 40°C  são esperadas nos três estados da região, com índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20%. Este cenário é desfavorável para o plantio.

Região Sudeste
O grande destaque é a maior abrangência da onda de calor na região. As temperaturas devem superar facilmente a marca dos 35 e até mesmo dos 37°C em setores do noroeste Paulista, Triângulo e norte Mineiro. Regiões do leste de Minas Gerais e Espírito Santo, terão uma tarde com temperaturas menos extremas, com valores na ordem dos 28 a 32°C. A condição do calor é agravada pela previsão de baixos índices de umidade, que devem atingir marcas perto ou abaixo dos 15% na grande região de São José do Rio Preto (SP) e Ituiutaba (MG), cenário que aumenta os riscos durante as operações de colheita.

Região Sul
O avanço de uma frente fria – sistema associado à chuvas  – deve trazer uma nova rodada de instabilidades em grande parte do estado gaúcho. Essas chuvas avançam num cenário de muita “energia disponível” por conta do forte calor. Isso pode resultar em temporais localmente fortes, acompanhados de raios, vendavais e chances elevadas para queda de granizo. As áreas na rota dos temporais ficam, principalmente, entre Bagé e Pelotas (RS) e nas áreas entre a serra Gaúcha e o Catarinense. Entre o norte de Santa Catarina até o norte do Paraná, as condições de chuvas são menores, mas não nulas. Temporais isolados podem surgir, principalmente em resposta ao forte calor.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.