CI

Cálcio e Boro: Chave para plantas saudáveis

No cultivo de tomate, por exemplo, a carência de cálcio e boro pode causar sérios pro


Uma nutrição balanceada é essencial para o desenvolvimento das plantas Uma nutrição balanceada é essencial para o desenvolvimento das plantas - Foto: Canva

Com o crescimento da demanda por alimentos de alta qualidade e a preocupação com a saúde nutricional, os produtores rurais têm intensificado os cuidados no manejo agrícola, especialmente na nutrição do solo. Em culturas variadas, desde commodities como soja e milho até hortifrútis, o solo saudável é peça-chave para garantir boa produtividade e a resistência das plantas a condições climáticas adversas, como a seca.

Uma nutrição balanceada é essencial para o desenvolvimento das plantas. Entre os nutrientes mais importantes está o boro, que desempenha um papel vital ao longo do ciclo de crescimento vegetal, além de melhorar a absorção de cálcio. Quando há deficiência de boro, especialmente em culturas frutíferas, as plantas podem apresentar dificuldades na absorção de água e nutrientes, o que impacta diretamente a sua anatomia e saúde, gerando perdas para o agricultor.

Atenta a essas necessidades, a MaxiSolo, uma empresa catarinense de destaque no setor de fertilizantes minerais, lançou o SulfaBor. Este novo produto traz uma tecnologia inteligente com liberação rápida e gradual de nutrientes essenciais, como boro, cálcio e enxofre, em um único grânulo. A solução multinutricional foi projetada para suprir as deficiências do solo de maneira eficiente, promovendo um desenvolvimento saudável das plantas.

No cultivo de tomate, por exemplo, a carência de cálcio e boro pode causar sérios problemas, comprometendo a produtividade e a qualidade dos frutos. O uso de SulfaBor estimula um melhor enraizamento das plantas, permitindo uma maior absorção de água e nutrientes. Isso se traduz em uma colheita mais saudável e produtiva, garantindo ao agricultor maior segurança no campo.

“Através da maior disponibilidade do cálcio, há uma redução na perda de água no pós-colheita, o que aumenta o tempo de prateleira do fruto fresco. Já através do boro, há um maior pagamento de flor e fruto, pois atua no desenvolvimento do tubo polínico”, Isabelle Vilarino, a engenheira agrônoma e Desenvolvedora técnica de mercado da MaxiSolo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.