CI

Brasileiros criam primeira cana-de-açúcar transgênica resistente à broca

O anúncio foi feito pelo diretor comercial do CTC




Os pesquisadores do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) já dominam a tecnologia para produzir a primeira variedade de cana-de-açúcar geneticamente modificada para resistir à broca (Diatraea saccharalis). O anúncio foi feito pelo diretor comercial da entidade, Osmar Figueiredo Filho, no Showtec, feira que ocorre em Maracaju/MS.


No entanto, ele salienta que algumas etapas precisam ser vencidas ainda até que o produto chegue ao mercado. A previsão é de que a cana transgênica deva estar disponível aos produtores no mercado até 2017.

“A colocação de um gene que traga algum tipo de melhoria a cana é mais complexa do que a colocação nos grãos. Às vezes, quando se acrescenta alguma característica se acaba suprimindo outra que também era importante. Por isso, o trabalho é tão complexo”, explica o diretor da CTC.


Já há pesquisas sobre outras variedades tolerantes à seca, de maior produtividade e concentração de açúcar. O trabalho é conduzido em parceria com empresas como a Basf e a Bayer, com previsão comercial para 2020.
 
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.