CI

Brasileiro consome em média 25 quilos de banana por ano

Foi realizada uma análise pelos auditores fiscais federais agropecuários em bananas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA)



Foto: Marcel Oliveira

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017/2018, o brasileiro consome em média 25 quilos de banana per capta/ano, o que predispõe a um monitoramento regular por parte dos Affas. O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%.

Foi realizada uma análise pelos auditores fiscais federais agropecuários em bananas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA). Os resultados são de acordo com o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), que monitora a qualidade dos produtos de origem vegetal produzidos em todo o território nacional, em relação à ocorrência de resíduos de agrotóxicos e contaminantes químicos e biológicos. Do total de 145 coletas, 15 não estavam conformes. Mesmo assim, o resultado é muito positivo (89,66%), apesar de apontar 15 amostras fora do padrão de conformidade.

Em outra coleta, desta vez no monitoramento de hortifrutis, conforme os dados oficiais já publicados em Diário Oficial da União, do total de 267 amostras de tomates, 46 tinham resíduos de agrotóxicos em excesso. E de 55 coletas de alfaces, 11 não estavam conformes. O tomate é o queridinho das hortaliças no Brasil, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. Já a alface aparece em oitavo lugar.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.