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Brasil rumo ao recorde na safra de soja

Em Mato Grosso, a área plantada deve crescer 1,47%



Em Mato Grosso, a área plantada deve crescer 1,47% Em Mato Grosso, a área plantada deve crescer 1,47% - Foto: Pixabay

A safra de soja 2024/25 apresenta expectativas otimistas para o agronegócio brasileiro, com previsões de crescimento tanto na produtividade quanto na área plantada. Segundo Leandro Viegas, CEO da Sell Agro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita nacional cresça 8,3%, atingindo 322,47 milhões de toneladas. Este avanço solidifica o Brasil como o maior produtor mundial de soja, com destaque para o estado de Mato Grosso, que desempenha papel crucial no aumento da produção.

A demanda internacional, especialmente da China e da União Europeia, continua forte, o que beneficia o Brasil, responsável por cerca de 25% do PIB agropecuário. A produção de biocombustíveis, como o biodiesel, também influencia positivamente o mercado, já que o óleo de soja é essencial nesse processo. Porém, o cenário econômico traz desafios. A valorização do real frente ao dólar pode afetar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional, comprimindo as margens de lucro dos exportadores. Além disso, os custos de produção, como fertilizantes e defensivos agrícolas, seguem elevados, o que preocupa os produtores.

Em Mato Grosso, a área plantada deve crescer 1,47%, alcançando 12,66 milhões de hectares, impulsionada pela conversão de pastagens em áreas de cultivo. A produtividade também tem projeções otimistas, com uma média de 57,97 sacas por hectare, o que resultaria em 44,04 milhões de toneladas, representando um aumento de 12,78% em relação à safra anterior. A expectativa de normalização das chuvas é um fator positivo que pode sustentar esses números.

No entanto, os gargalos logísticos permanecem como um obstáculo significativo. O transporte rodoviário, responsável por mais de 60% do escoamento da produção, enfrenta desafios com estradas em más condições, elevando os custos de frete e causando atrasos. Embora projetos como a Ferrovia Norte-Sul e o Arco Norte estejam em desenvolvimento, a infraestrutura ainda é insuficiente para atender à crescente demanda.
 

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