CI

Brasil precisa aumentar volume de exportação de milho

Nos EUA, a colheita começa a ganhar ritmo em muitas localidades



Foto: Divulgação

De acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica, o Brasil precisa exportar mais milho do que vem exportando. “O Brasil precisaria aumentar em pelo menos 5 milhões de toneladas o seu volume de exportação, além das 50 MT previstas pela Conab (e igualando-se à expectativa do USDA), para escoar produto suficiente para melhorar os preços internos no país”, comenta.

“Somando-se as 4,45 MT exportadas no primeiro semestre, com as 9,25 MT exportadas em agosto, mais as 9,0 MT previstas para embarcar em setembro, que totalizam 22,7 MT, o ritmo mensal das exportações até janeiro de 2024, quanto termina o atual ano comercial do milho, deverá ser de 8,07 MT/mês para atingir os objetivos de 55 MT do USDA e melhorar os preços internos no Brasil.

Este é o dado mais importante para a determinação da tendência dos preços do milho no segundo semestre de 2023. Tudo o que for exportado entre outubro e janeiro abaixo disto contribuirá para puxar os preços para baixo; tudo o que for exportado deste número para cima contribuirá para elevar os preços internos do milho no Brasil”, completa.

Nos EUA, a colheita começa a ganhar ritmo em muitas localidades, com clima relativamente favorável para permitir um avanço rápido e colocar os grãos no mercado, mantendo os compradores abastecidos e pressionando os preços. “Internamente, no Brasil, a grande oferta de milho safrinha, não inteiramente escoada pela exportação, está mantendo uma grande disponibilidade fazendo as indústrias consumidoras permanecerem mais tranquilas quanto ao seu abastecimento.

Isto faz pressão sobre os preços, que estão hoje mais baixos do que há um ano e sem
perspectivas de melhora significativa, uma vez que a Conab, em seu relatório de setembro aumentou em quase dois milhões de toneladas os estoques finais desta temporada, transmitindo tranquilidade aos compradores”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.