Brasil não importou arroz contaminado do Paquistão
Todos os produtos de interesse agropecuário são fiscalizados na importação para assegurar a qualidade, identidade e segurança
Nos últimos dias uma informação que diz que, um funcionário da alfândega identificou a chegada de um carregamento de arroz que não passou pelos padrões de saúde, pois continha um vírus/bactéria visto apenas no Paquistão.
O post tem a seguinte mensagem: 'O arroz é de Paquistão e um árabe "conseguiu" com o governo PT a liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama DANA, embalagem é azul e informa ser produzido no Paquistão. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuido em supermercados venda".
O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou uma nota oficial garantindo que a informação não procede. Todos os produtos de interesse agropecuário são fiscalizados na importação para assegurar a qualidade, identidade e segurança.
'A depender da origem e do tipo de produto, análises são realizadas para verificar se os produtos atendem aos padrões de qualidade brasileiros', ressalta o Mapa.
No caso do arroz, nunca foram observadas contaminações que pudessem trazer qualquer risco ao consumidor. Anualmente são coletadas amostras de produtos para análises de contaminantes químicos ou biológicos que possam trazer risco à saúde.