Brasil intensifica prevenção contra a gripe aviária
A doença viral afeta principalmente aves domésticas e silvestres
A gripe aviária tem assolado boa parte do mundo, com o aumento dos casos na América do Sul, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou as medidas de prevenção da doença no país, que até agora não possui nenhum registro de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1)
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile, já foram notificados com casos da doença. Atualmente está é a maior epidemia de IAAP ocorrida no mundo. O período de maior migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril.
Sendo assim, as ações de vigilância pelo serviço veterinário e órgãos ambientais foram intensificadas, com o objetivo de mitigar os riscos de ingresso e disseminação da IAAP no Brasil. “A primeira linha de defesa contra a influenza aviária é a detecção precoce e a notificação oportuna de suspeita da doença para permitir uma resposta rápida e evitar a disseminação da doença”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Marcos de Moraes.