CI

Brasil deve investir em sustentabilidade, diz especialista

“A agricultura alimenta mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas também é causa de impactos ambientais"



É imperativo que o Brasil invista na agricultura sustentável e principalmente na redução da emissão de gases de efeito estufa. Essa afirmação é do Secretário de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Renato Rodrigues, que salientou as necessidades de aliar uma alta produtividade com o cuidado com o meio ambiente. 

“A agricultura alimenta mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas também é causa de impactos ambientais. Ela é responsável por 25% a 33% de todas as emissões de gases de efeito estufa; essa é uma atividade que ocupa grande parte da superfície de terra do planeta, usa defensivos agrícolas e fertilizantes nitrogenados, muitas vezes de forma irresponsável”, informa. 

Para diminuir esse índice, o especialista afirmou que o País já vem tomando medidas que o colocam no caminho da sustentabilidade, como o compromisso voluntário assumido junto à Convenção de Mudança do Clima e criação Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. Além disso, o Brasil assumiu durante o acordo de Paris que promoveria a redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis registrados em 2005, até 2025, alcançando 43% em 2030. 

“Nesse âmbito, há uma revolução acontecendo na agricultura brasileira. A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) se consolidou como a principal tecnologia para promover a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Trata-se de uma estratégia que visa a produção sustentável, integrando atividades agrícolas, florestais e pecuárias realizadas na mesma área”, comenta. 

Além disso, ele citou números da própria Embrapa que indicam que os ILPF eram adotados em 4 milhões de hectares em 2010 e hoje contemplam cerca de 14 milhões de hectares. “Há muito a fazer, mas a experiência atual mostra que a participação da agricultura brasileira não está apenas em produzir alimentos, mas também em contribuir com um planeta mais sustentável”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.