Brasil cresce no mercado ‘Pet’ internacional
É mais fácil fazer negócios com empresas de outros países do que se imagina
A participação brasileira no mercado ‘pet’ internacional tem crescido anualmente, sendo que a última projeção indicava que, em 2022, o valor seria superior a R$ 495 milhões. A informação foi divulgada pelo IPB (Instituto Pet Brasil), instituição que há dez anos estimula o desenvolvimento do setor.
Em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções e Exportações e Investimentos), o IPB realizou uma rodada internacional de negócios de forma online nesta semana com empresas da América Central. O objetivo foi incentivar as exportações, com as marcas brasileiras tendo a oportunidade de realizar vendas internacionais.
As exportações brasileiras estão crescendo ano após ano. Nos últimos anos, entre 2019 e 2021, o aumento foi de 40%, saltando de R$ 295,11 milhões para R$ 412,46 milhões. A expectativa é que esse valor chegue a R$ 495,08 milhões no balanço de 2022, representando uma alta de mais 20%.
“O mercado pet internacional está aquecido. É mais fácil fazer negócios com empresas de outros países do que se imagina. Felizmente, notamos um crescente interesse do exterior nas soluções e nas tecnologias para o setor pet. Nesse encontro, buscamos estreitar os laços com países da América Central”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil.
Regiões como África, América Central e Europa, e países como China, Estados Unidos, México e Argentina estão entre os focos do Projeto Setorial Pet Brasil neste ano. O calendário de feiras de 2023 prevê a participação na Zoomark International 2023, na Itália, em maio. Também faz parte do calendário o International Pet Meeting Expo 2023 (em novembro, no Brasil).