CI

Brasil busca ampliar exportações para União Africana

Fávaro destacou que a abertura de novos mercados fomenta novos empreendimentos, criando impactos positivos na economia brasileira



Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concentra esforços para expandir as exportações de carne para a União Africana, anunciou o ministro Carlos Fávaro nesta sexta-feira (23). A declaração foi feita durante um evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso.

Carlos Fávaro destacou que a abertura de novos mercados não apenas impulsiona as exportações, mas também fomenta novos empreendimentos, criando impactos positivos na economia brasileira. As 15 novas aberturas de mercado só em 2024 e as 78 aberturas em 39 países em 2023 refletem esse impulso, com destaques para a comercialização de carnes bovina e suína para o México e República Dominicana, respectivamente, além da oportunidade de exportação de algodão para o Egito e mamão "papaya" para o Chile.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou que esses números recordes são fruto da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas, abrindo novas portas para os produtores do agronegócio brasileiro. Em 2023, as exportações do agronegócio para a África ultrapassaram US$ 10 bilhões, com destaque para produtos do complexo sucroalcooleiro.

No panorama geral, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 166,49 bilhões em 2023, representando 49% da pauta exportadora total do país. Esse crescimento de 4,8% em relação a 2022 evidencia a robustez do setor e seu papel crucial na economia nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.