Brasil abre novos mercados na Austrália e Costa Rica em 2024
Desde o início do ano, já são 13 novos mercados que se somam ao comércio mundial, totalizando 91 desde 2023
Em um movimento que ressalta a crescente projeção internacional do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a abertura de dois novos mercados na Austrália e na Costa Rica. Desde o início do ano, já são 13 novos mercados que se somam ao comércio mundial, totalizando 91 desde 2023, segundo dados fornecidos pelo Mapa.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo governo brasileiro, que destacou as aprovações sanitárias concedidas pelo governo da Austrália para a importação de pescados do Brasil e pelo governo da Costa Rica para produtos à base de células-tronco mesenquimais, com aplicação terapêutica em cães, gatos e equinos.
Essas conquistas representam um marco significativo para as exportações brasileiras. A Costa Rica, por exemplo, é um importante destino para os produtos agrícolas do Brasil, totalizando US$ 272 milhões em exportações somente em 2023, com itens como cereais, farinhas, produtos florestais e do complexo soja. As exportações agrícolas para a Austrália também são expressivas, alcançando US$ 293 milhões em 2023, com destaque para café, produtos florestais, produtos de origem animal e sucos.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, ressaltou a importância dessas aberturas de mercado, enfatizando o esforço contínuo do Brasil em consolidar sua presença global. "É um esforço realizado pelo Mapa, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, amplamente respeitado mundialmente, conferindo-nos a credibilidade para abrir novos mercados e alcançar recordes, como temos conseguido desde o ano passado sob a liderança do Ministro Carlos Fávaro", destacou.
Esses resultados são fruto de uma colaboração estreita entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores, que trabalham em conjunto para fortalecer as relações comerciais do Brasil com o mundo.
Com a abertura desses novos mercados, espera-se que o fluxo comercial entre o Brasil, Austrália e Costa Rica aumente significativamente, consolidando a posição do país como um parceiro confiável e competitivo no comércio global.