Boom nas exportações de milho brasileiro
Previsão indica que os números devem superar o ano de 2022
Enquanto o mercado interno de milho enfrenta um ritmo mais lento, as exportações do cereal no Brasil estão em alta, com perspectivas de superar significativamente o volume registrado em 2022. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelam que produtores estão monitorando de perto o desenvolvimento da safra de verão e os possíveis impactos dos atrasos na semeadura da segunda safra para o ano de 2024.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos primeiros 11 dias úteis de dezembro, o país já embarcou impressionantes 3,68 milhões de toneladas de milho. Esse valor representa incríveis 59% do total exportado ao longo de todo o mês de dezembro de 2022, que foi de 6,24 milhões de toneladas. Surpreendentemente, a média diária de embarques neste período supera em 18% a registrada no mesmo período do ano anterior.
Se o atual ritmo persistir, as projeções indicam que as exportações totais podem ultrapassar a marca de 7 milhões de toneladas até o final do mês. Produtores e analistas do setor estão otimistas com esse desempenho excepcional, enquanto consumidores, por sua vez, têm dado preferência ao uso dos estoques que foram negociados antecipadamente.