Boa notícia para os diabéticos
Alimentos com alto IG aumentam os riscos de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares
O Instituto Internacional de Pesquisa do arroz (IRRI) anunciou que alcançou um marco científico com a descoberta dos genes responsáveis ??pelo índice glicêmico (IG) baixo e ultra baixo do arroz. Com esta descoberta, os investigadores podem agora converter variedades de arroz populares em qualquer parte do mundo em arroz branco refinado de baixo e ultra-baixo IG através de melhoramento convencional começando nas Filipinas, disse o Diretor Geral Interino do IRRI, Ajay Kohli.
O índice glicêmico é uma escala que classifica os alimentos de 0 a 100 para medir seu efeito nos níveis de açúcar no sangue. Quanto menor o IG de um determinado alimento, menos ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, alimentos com alto IG podem aumentar os níveis de açúcar. Por exemplo, o açúcar puro tem pontuação 100.
Alimentos com alto IG aumentam os riscos de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Isto torna o IG uma ferramenta útil para ajudar as pessoas com diabetes, uma doença crónica caracterizada por níveis elevados e sustentados de açúcar no sangue, a gerir a sua condição e a tomar decisões saudáveis ??sobre a sua dieta e nutrição.
Segundo a OMS, a diabetes foi a causa direta de 1,5 milhões de mortes em todo o mundo em 2019, das quais 48% ocorreram antes dos 70 anos. A Federação Internacional de Diabetes estima o número de pessoas com diabetes em 537 milhões em 2021, e a organização espera que um em cada oito adultos terá diabetes até 2045.
O IRRI classifica os níveis de índice glicêmico abaixo de 45 como ultrabaixos e entre 46 e 55 como baixo IG. Aqueles com mais de 70 anos têm um IG alto. Muitas das variedades populares de arroz cultivado têm um IG que varia de 70 a 92.
De acordo com o IRRI, a recém-descoberta linhagem ultrabaixa tem um nível de IG de apenas 44. O revolucionário arroz com IG ultrabaixo foi desenvolvido a partir das variedades Samba Mahsuri x IR36ae.