Bloqueio atmosférico mantém tempo firme em grande parte do Brasil
Previsões indicam instabilidades pontuais e temperaturas acima da média
Nesta segunda-feira (03/07) a atuação do bloqueio atmosférico – característico da época do ano – mantém as condições de tempo firme em grande parte do país. O dia será ensolarado desde o sul do Rio Grande do Sul até a metade sul da região norte.
As instabilidades ocorrem, mas ficam concentradas na faixa litorânea entre Santa Catarina e Espírito Santo. Nestes setores, as chuvas serão na forma de pancadas fracas e passageiras, mas sem previsão de interrupções nos trabalhos nas lavouras de café no Espírito Santo.
Precipitações também são previstas para o extremo nordeste da região Nordeste, especialmente nas áreas que se dedicam à produção de cana-de-açúcar. Na região norte do país, mais especificamente ao norte de Roraima, são esperados os maiores volumes de chuva do dia.
Quanto às temperaturas, a maior parte do país deverá registrar valores acima da média sazonal. Nas regiões mais frias, o dia começará com um amanhecer ameno, com temperaturas oscilando entre 6 e 9°C. Conforme o dia avança, essas áreas experimentarão uma tarde seca e quente, com termômetros marcando entre 33 e 35°C e umidade relativa do ar inferior a 20%.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
O tempo na região norte tem uma forte divisão entre as áreas de chuva e de tempo seco, isso deve acontecer em função do bloqueio atmosférico que atua na parcela central do país, mexendo com as condições de chuvas na metade sul da região Norte. Áreas do AMACRO, metade sul do Pará e todo o estado do Tocantins, devem ter o predomínio de tempo seco. Por outro lado, as chuvas se concentram ao norte do Amazonas, Baixo Amazonas no Pará, Amapá e Roraima, sendo que os maiores volumes do país devem ser registrados em Roraima.
Região Nordeste
Grande parte da região terá o predomínio de tempo firme e quente, com destaque para o oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, onde os termômetros se aproximam dos 35°C. Essas temperaturas mais elevadas na Bahia, contrastam fortemente com os registros no amanhecer, que devem ficar perto dos 15°C na parcela central do estado. As chuvas ocorrem no nordeste do nordeste, sobretudo nas regiões produtoras de cana-de-açúcar, ao passo que áreas de Trigo e Milho vem sofrendo com a falta de chuvas no oeste da Bahia.
Região Centro-Oeste
A atuação do bloqueio atmosférico – comum para a região e época do ano – mantém as condições de tempo firme em absolutamente todos os setores do centro-oeste. O amanhecer será ameno em áreas do Bolsão Sul Mato Grossense e sudeste de Goiás, mas migrando para uma tarde quente e seca. No sul de Mato Grosso, os termômetros devem passar dos 34°C com índices de umidade perto ou abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Essa condição de tempo seco, favorece a maturação e colheita do Algodão, mas traz algumas restrições em lavouras nos estádios fenológicos mais iniciais.
Região Sudeste
A segunda-feira será marcada pela grande variação de temperaturas, iniciando com registros mais frios ao amanhecer, enquanto a tarde promete calor intenso. Tal cenário de altas temperaturas ocorre desde o Triângulo Mineiro até o norte do estado, onde se prevê que os índices de umidade possam se aproximar ou até mesmo ficar abaixo de 20% durante os períodos mais críticos do dia. Entretanto, essas condições não devem interromper as operações em campo. Por outro lado, nas áreas litorâneas, é esperado que as instabilidades ocorram na forma de pancadas de chuva leves e de curta duração, resultando em um dia predominantemente nublado.
Região Sul
A previsão é de um dia bastante encoberto em áreas do leste de Santa Catarina e leste do Paraná, em resposta da maior quantidade de umidade que vem do mar. Algumas instabilidades devem ocorrer, na forma de chuvas fracas e passageiras, sem trazer volumes muito significativos. Em relação às temperaturas, é esperado uma segunda-feira de pouco frio e calor no período da tarde – condição que foge dos padrões para a época do ano.