Besouro ataca cultura do cacau na Bahia
Praga vêm atacando de forma implacável os frutos de cacau em quase sua totalidade na Região do Vale do Jiquiriça
Na Caianas, a praga foi identificada há aproximadamente 2 anos e a queda de produtividade tem sido notada ao longo do período, a exemplo, uma área que produziu 150@ por hectare na safra de 2010, caiu para 128@ por hectare na safra seguinte, e a atual safra está toda comprometida.
A praga ataca os bilros que pecam logo cedo e os que se salvam apresentam-se com deformações, pintas escuras e necrosadas e tem o desenvolvimento das amêndoas prejudicado.
De acordo com Dimpino, especialistas da CEPLAC realizaram uma visita ao local e um posterior estudo, mas foram cautelosos nas conclusões preliminares, afirmando, entretanto, não se tratar de uma doença, mas de uma praga. Para isso, recolheram amostras para análise em laboratório e apresentaram um diagnóstico conclusivo que ele afirma não ter seguido à risca.
A plantação de cacau na fazenda está com 80% da produção comprometida e o produtor, afirma que está sendo pior que o ataque da vassoura-de-bruxa. “A praga foi muito pior do que o ataque da vassoura-de-bruxa em nossa propriedade, pois o ataque da vassoura-de-bruxa não foi tão grande na fazenda, já o ataque do besouro está sendo intenso”, concluiu.
Assista a reportagem completa no vídeo "Besouro do Cacaueiro"