CI

Beraca Sabará é considerada empresa responsável no processo de distribuição de seus produtos



A Beraca Sabará Químicos e Ingredientes Ltda. recebeu o Certificado de Empresa PRODIR pela implantação consistente de um Programa de Gerenciamento nas áreas de Saúde, Segurança e de Meio Ambiente em suas sedes operacionais atuais.

Ao longo dos últimos anos, a indústria química consagrou papel de destaque no desenvolvimento das diversas atividades econômicas do país, participando ativamente de quase todas os segmentos e complexos industriais. Dados do IBGE indicam que a participação da indústria química brasileira no PIB total chega a 3,3 % (2002); o setor químico brasileiro ocupa ainda a segunda posição, com quase 13% do PIB da indústria de transformação, ficando atrás apenas do setor de alimentos e bebidas, que tem cerca de 15% do total do PIB. A indústria química brasileira, considerando todos os segmentos que a compõem, fechou o ano passado com um faturamento de R$ 139,4 bilhões, um aumento de 28% em relação a 2002.

Apesar desses expressivos resultados, as preocupações relacionadas à redução do impacto ambiental ao longo do processo de produção dessas empresas, que envolve desde a matéria-prima até o destino final do produto, vem ganhando a cada dia mais espaço em debates e discussões no país, principalmente em municípios que possuem indústrias químicas.

Atenta a esse panorama macroambiental, a Beraca Sabará Químicos e Ingredientes Ltda. implementou em suas sedes operacionais procedimentos norteados sobre os princípios do PRODIR – Processo de Distribuição Responsável – visando a qualidade e a responsabilidade no gerenciamento de ações no transporte de produtos perigosos; como resultado, a empresa foi agraciada com o Certificado de Empresa PRODIR, conforme evidenciado em auditoria recente realizada pela BSI – British Standard International.

Os princípios do PRODIR se estendem a todas as pessoas que tenham envolvimento direto ou indireto com a saúde, segurança e meio ambiente da empresa, ou seja, funcionários e suas famílias, clientes, fornecedores, vizinhos , comunidade, acionistas e investidores junto com os órgãos públicos. A iniciativa requer auto-avaliação cuidadosa de todas as atividades, juntamente com instrução e treinamento de todos os envolvidos nas atividades da empresa.

De acordo com Ademilson Nogueira, Supervisor de Produção da Beraca Sabará Químicos e Ingredientes Ltda., de Itapissuma/PE, "com o PRODIR, as empresas distribuidoras de produtos químicos se comprometem a dirigir suas ações quanto ao manuseio, uso, armazenamento, transporte e disposição de produtos químicos através de um processo de melhoria contínua de proteção para a saúde, segurança de funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente”.

“Esse prêmio é fruto da dedicação e do empenho de todos os nossos colaboradores, os quais iniciaram a implantação dos Procedimentos do PRODIR em dezembro de 2001, aos quais agradecemos e parabenizamos como responsáveis diretos pela vitória”, comemorou Daniel Sabará, Diretor de Marketing da empresa.

Qual a importância do PRODIR?- A ASSOCIQUIM - Associação Brasileira do Comércio de Produtos Químicos - atenta ao fato de que é vital para o futuro que a Distribuição de Produtos Químicos seja feita de forma ética e responsável, sentiu a necessidade de adotar um Processo que incorporasse não só os aspectos operacionais, mas também a política, o gerenciamento e o comprometimento da alta administração de suas empresas associadas com um programa de mudança e melhoria contínua das condições de saúde, segurança e meio ambiente. Neste sentido criou uma comissão que adaptou às condições brasileiras, os Códigos de Práticas Gerenciais do Processo Distribuição Responsável - PRODIR já implantado nos Estados Unidos desde julho de 1992 pela NACD.

O PRODIR é uma iniciativa voluntária, desenvolvida pela ASSOCIQUIM (www.associquim.org.br) e suas empresas associadas sendo um referencial para a implantação de um processo de distribuição responsável que exige uma abordagem de forma sistemática e com o mesmo nível de importância para as questões da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, pois são elas que determinam o aumento da produtividade para os empresários, a diminuição do custo social para o governo e a melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e a sociedade de uma forma geral.

Rubens Medrano, Presidente da ASSOCIQUIM, revelou sua satisfação e orgulho com a certificação da Beraca Sabará. “Em nome da ASSOCIQUIM, parabenizo esta conceituada empresa por ter conseguido obter, após auditoria realizada pela BSi Management Systems, sua recomendação para a certificação do Sistema de Gestão em conformidade com os requisitos do PRODIR – Processo Distribuição Responsável”, comentou.

Maiores informações: www.beracasabara.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.