Beber café pode diminuir riscos de diabetes após gravidez?
Os estudiosos observaram que o café pode ser problemático em quantidades excessivas, especialmente em certos grupos

Novas pesquisas mostraram que beber café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Em comparação com a população feminina em geral, as mulheres que tiveram diabetes gestacional podem ter 10 vezes mais risco para o tipo 2, de acordo com pesquisadores do Centro Global de Saúde da Mulher Asiática (GloW) da Universidade Nacional de Cingapura.
“As descobertas gerais sugerem que o café com cafeína, quando consumido adequadamente de duas a cinco xícaras por dia, sem açúcar e laticínios integrais/com alto teor de gordura, pode ser incorporado a um estilo de vida relativamente saudável para determinada população”, disse o pesquisador Cuilin Zhang em um comunicado da universidade.
Os pesquisadores acompanharam mais de 4.500 mulheres com histórico de diabetes gestacional por mais de 25 anos, examinando o risco e o consumo prolongado de café. Em comparação com aquelas que não bebiam café, aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia após a gravidez tinham um risco 53% menor de diabetes tipo 2. Já aquelas que bebiam de duas a três 3 xícaras reduziram o risco em 17% e por fim, aquelas que beberam uma xícara ou menos tiveram um risco 10% menor, segundo o estudo.
Os estudiosos observaram que o café pode ser problemático em quantidades excessivas, especialmente em certos grupos. Não se sabe muito sobre o efeito do café na gravidez, fetos e crianças, disseram eles.