CI

BB estimula negócios de grãos pela internet


O Banco do Brasil (BB) lança hoje em sua página de agronegócios na internet (www.agronegocios-e.com.br/agronegocios) um novo espaço destinado a simplificar e dar celeridade à comercialização de grãos no País. É a "Sala de Negócios de Grãos", um ambiente eletrônico que colocará em contato direto produtores e compradores, retirando das transações os custos dos intermediários e, assim, assegurando melhores preços para as partes. Pelo menos esses são os objetivos do banco.

O sistema operará de forma parecida a de um leilão. A qualquer hora do dia, os produtores poderão registrar ordens de venda na página de agronegócios do BB na rede mundial de computadores. As ofertas serão distribuídas conforme o produto, em salas de milho, de soja, de trigo etc. Em horários específicos, as salas serão abertas, e os compradores apresentarão seus lances. O martelo baterá ao soar da melhor proposta.

"A centralização dos negócios garantirá preços melhores", diz o gerente-executivo de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz. De acordo com Vaz, o BB espera, a partir de outubro, abrir uma linha de financiamento para as transações fechadas nessas salas de negociação. Será mais um passo para incrementar o serviço, que deve viabilizar contratos de compra e venda que deverá alcançar R$ 150 milhões neste ano.

Vaz lembra que o Banco do Brasil trabalha para facilitar a comercialização de produtos por meio da internet há pelo menos três anos. Ele cita como exemplo de projeto bem-sucedido o "Balcão de negócios". Lotado na mesma página em que estará disponível a "Sala de Negócios de Grãos", o balcão prevê negociações entre um produtor e um comprador, sem disputa ou pregão. A expectativa é de que, somente em 2003, as operações movimentem R$ 1,3 bilhão.

"Estamos sempre em constante evolução e buscando novas soluções, até mesmo em razão do bom volume de negociação (das soluções já existentes)", assegura Vaz. O gerente adianta que o BB pretende criar ainda este ano mais dois novos ambientes eletrônicos: um em outubro, voltado à negociação de fretes, outro em dezembro, para a venda de máquinas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.