Os plantios de batata da temporada das águas ocorrem na região Sul do País desde meados de julho, e estão ganhando cada vez mais força. No entanto, o clima mais ameno e chuvoso tem dificultado algumas atividades no campo, e causado danos em alguns casos, como em nas regiões gaúchas de Bom Jesus e Ibiraiaras, onde chuvas excessivas nesta semana causaram remoção de canteiros e lixiviação de nutrientes.
Além disso, algumas áreas cultivadas onde as plantas não emergiram correm o risco de ter perdas das sementes (apodrecimento), devido ao solo encharcado. Estima-se que as perdas de áreas nessas regiões sejam entre 10% e 15%, mas ainda pode haver perda de produtividade em função da lixiviação de nutrientes. Quanto às questões fitossanitárias, até o momento não há nenhum problema severo.
Em Ibiraiaras, o plantio começou em meados de julho, com 60% da área total cultivada até o final de agosto, e finalizado neste mês. O início da colheita de batata está previsto para novembro. Em Bom Jesus, os plantios foram iniciados na segunda quinzena de agosto, sendo que até o momento, cerca de 5% a 10% das áreas planejadas já foram cultivadas. A região está com o seu calendário de atividades atrasado devido a esse grande volume de chuvas. Desse modo, a previsão é de que as colheitas se iniciem em dezembro.