Baixa pressão causa chuvas excessivas na costa do Mar Negro
Umidade do solo ideal para trigo e cevada na Turquia
De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), chuvas recentes na Turquia contrastaram com o clima seco observado em outras regiões.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Segundo os dados do boletim, períodos de chuva leve a moderada, com precipitações variando entre 2 e 30 mm, foram registrados em grande parte do centro e norte da Turquia, mantendo a umidade do solo favorável para o estabelecimento do trigo e da cevada de inverno. No entanto, uma área estacionária de baixa pressão sobre o oeste do Mar Negro provocou chuvas excessivas ao longo da costa turca do Mar Negro, com relatos de precipitação variando de 89 a 302 mm. Essas chuvas causaram inundações localizadas, mas as áreas mais afetadas ficam fora das principais regiões de cultivo.
No oeste da Síria, chuvas persistentes foram observadas, com até 30 mm relatados ao longo da costa do Mediterrâneo. Em contraste, o clima sazonalmente seco prevaleceu do leste da Síria até o centro e sul do Irã, onde as chuvas da estação fria costumam aumentar em outubro, beneficiando essas terras agrícolas. Em geral, temperaturas quase normais foram registradas em grande parte da região, embora algumas leituras tenham sido excepcionais.