Austrália enfrenta problemas com o fornecimento de trigo
Mesmo assim, as exportações de trigo podem chegar a 26 milhões de toneladas nesta temporada, segundo o USDA
A Austrália é um dos maiores exportadores mundiais de trigo usado para fazer pão e macarrão. Os compradores do grão esperavam uma safra abundante para aliviar a escassez global de suprimentos no mercado. Mas as fortes chuvas e inundações, no leste do país, “derrubaram” as expectativas.
Uma parte da colheita poderá ser aproveitada apenas para a alimentação do gado. A chuva também causou estragos em mais de 10.000 quilômetros de estradas, no estado de New South Wales. Já em Victoria, a situação é “absolutamente terrível”, afirma Emma Germano, presidente da Federação de Agricultores.
Os agricultores tentam acessar os grãos colhidos para serem levados por caminhões aos depósitos de grãos. Por causa do estado das estradas, mesmo que as safras possam ser colhidas, talvez não será possível, por causa das condições das estradas da região.
Já as linhas ferroviárias também não estão em boas condições por lá, os locais de armazenamento aos portos do leste estão fechados a semanas, por causa dos impactos das enchentes.
Os fluxos de exportação do estado da Austrália Ocidental devem oferecer algum alívio aos mercados desesperados por trigo. As exportações de trigo podem chegar a 26 milhões de toneladas nesta temporada, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.