CI

Aumento na incidência de mosca-branca na cultura da mandioca

Preços praticados permanecem estáveis


Foto: Canva

Na região de Santa Rosa, onde mais de 6 mil hectares de mandioca foram implantados, a produtividade média inicialmente esperada é de 16,8 toneladas por hectare, segundo informações divulgadas no Informativo Conjuntural da Emater/RS. Atualmente em fase de desenvolvimento vegetativo, algumas lavouras já iniciaram o processo de colheita. No entanto, os produtores observam sinais de podridão nas raízes. Apesar desse desafio, os preços praticados permanecem estáveis na região.

Na região de Ijuí, houve um aumento na incidência de mosca-branca na cultura da mandioca, mas, até o momento, não comprometeu o desenvolvimento das plantas. A cultura continua apresentando um excelente desempenho, superando significativamente a média dos últimos dois anos, marcados por estiagens que prejudicaram os cultivos.

Já na região de Soledade, a redução das chuvas e o aumento da incidência de radiação solar nas últimas semanas têm proporcionado condições ambientais favoráveis para o bom desenvolvimento da cultura de mandioca. O aumento no porte das plantas e o acúmulo de reservas de amido nas raízes são observados. Apesar do aspecto geral das lavouras ser considerado adequado, algumas apresentam falhas de plantas devido ao excesso de umidade do solo, resultando na morte de plantas recém-emergidas por bacteriose. A mandioca, embora tenha boa tolerância à deficiência hídrica, mostra baixa tolerância ao excesso de umidade, que pode ocasionar podridão radicular.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.