Aumento de área cultivada de aveia branca em 2024
A produtividade é estimada em 2.402 kg/ha
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (27), a safra de aveia branca em 2024, estimada em 282 municípios, aponta um aumento de 0,16% na área cultivada, passando de 364.989 para 365.590 hectares. A produtividade é estimada em 2.402 kg/ha, resultando numa produção total de 878.271 toneladas.
O pequeno aumento no cultivo do cereal em comparação à safra anterior pode ser atribuído à restrição da oferta e ao preço elevado das sementes, desestimulando o plantio em algumas regiões do Estado.
Na região de Frederico Westphalen, a semeadura avançou para 86% da área, com a cultura apresentando bom desenvolvimento inicial. As chuvas ajudaram a reduzir a infestação de pulgões. Em Ijuí, a semeadura foi concluída, mas o desenvolvimento é variável devido a fortes chuvas, pragas de solo, como coró-das-pastagens, e doenças foliares, resultando em baixa densidade de plantas e coloração amarelada.
Na região de Santa Rosa, os produtores planejam a aplicação de fertilizantes nitrogenados, com as lavouras mostrando desenvolvimento adequado, apesar das altas temperaturas recentes. Não foram observadas pragas ou doenças. O preço médio da saca de 60 quilos de aveia destinada à indústria, na região de Ijuí, é de R$ 70,00.