Aumento das temperaturas antecede chegada da frente fria
Quarta tem prenúncio da mudança no tempo
Nesta quarta-feira (24/05) temos os primeiros indicativos da formação da frente fria que deve avançar ao longo do próximo final de semana. Isso é observado na condição conhecida como “pré frontal”, onde há um maior aquecimento em decorrência da maior chegada de ar vindo da Região Norte.
Portanto, as temperaturas seguirão em elevação em áreas da Região Sul, com alguns pontuais próximos ou acima dos 30°C. Além disso, os ventos serão mais intensos, com rajadas de até 60 km/h no sul do Mato Grosso do Sul.
Mesmo assim, ainda é esperado um amanhecer mais ameno desde Santa Catarina até o norte de Minas Gerais. Com as menores temperaturas sendo registradas nos pontos de maior altitude até no sul de Minas Gerais.
O predomínio será de tempo seco em praticamente todo o território nacional, o que acende um sinal de alerta para os produtores da região central como leste do Mato Grosso, norte de Goiás, norte de Minas e Bahia. Nestas regiões, a falta de chuvas começa a ser sentida nas lavouras, especialmente de milho 2ª e 3ª safra.
Previsão da frente fria
A frente fria deve se formar sobre o norte da Argentina e Uruguai, chegando ao país entre a noite de sexta (26) e madrugada de sábado (27). A expectativa é de que o sistema tenha força o suficiente para avançar até áreas da parcela central do Brasil e promover bons volumes de chuvas entre o Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso do Sul ao longo de sua atuação. As temperaturas entram em queda a partir da noite de sábado.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência.
Região Norte
As chuvas continuarão a concentrar-se predominantemente no oeste e norte da região, com volumes mais expressivos previstos para a extensa região de Japurá, no Amazonas, e Sena Madureira, no Acre. No sul do Pará e Tocantins, o tempo seco prevalecerá, favorecendo a maturação de lavouras de verão ainda em campo e contribuindo para a qualidade das fibras de algodão na área. Da mesma forma, as condições climáticas favorecerão as áreas de café no sul de Rondônia, onde a ausência de chuvas será benéfica para o cultivo.
Região Nordeste
As chuvas continuam no SEALBA, no sul da Bahia e devem se deslocar para áreas do leste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O norte do Maranhão, em contrapartida, pode experimentar temporais mais intensos, principalmente no período da tarde, o que merece atenção. A massa de ar seco continua a dominar o sul do Maranhão, sul do Piauí e a metade oeste da Bahia, e essa falta de precipitação vem agravando a situação hídrica das lavouras no estado baiano, principalmente o milho de terceira safra.
Região Centro-Oeste
A previsão do tempo para a região Centro-Oeste nesta quarta-feira indica a manutenção do tempo seco em toda a região, contribuindo para baixos índices de umidade, principalmente na extensa área do Pantanal. No sul do Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento devem se intensificar, alcançando marcas superiores a 60 km/h. Já nas primeiras horas do dia, as temperaturas estarão mais amenas no Bolsão sul-matogrossense e sudeste de Goiás. Entretanto, preparem-se para um rápido aumento nas temperaturas, que promete uma tarde especialmente quente em áreas de Sinop (MT), com os termômetros ultrapassando os 35°C.
Região Sudeste
A presença de um cavado – região alongada de baixa pressão – provocará chuvas no nordeste de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Projeções indicam um volume de precipitação de até 30mm no decorrer do dia, especialmente em locais como São Mateus (ES). O amanhecer terá temperaturas mais baixas no sul de Minas, entretanto, espera-se uma rápida elevação das temperaturas durante o período da tarde, característica marcante do outono. No entanto, é importante destacar os baixos índices de umidade que se estendem desde o noroeste paulista até o norte de Minas Gerais.
Região Sul
A região Sul terá uma quarta-feira de temperaturas em elevação. Essa condição, conhecida como pré-frontal, ocorre antes da formação de uma frente fria, por isso é esperado calor no período da tarde, com algumas áreas, como Cerro Largo no Rio Grande do Sul, Criciúma em Santa Catarina, e Floraí no Paraná, registrando temperaturas de até 30°C. Ademais, os ventos deverão ser mais intensos, principalmente de quadrante norte no litoral, com destaque para o sudoeste gaúcho.