CI

Aumento da pressão do pastoreio ameaça pastagens áridas

“Usamos protocolos padronizados para avaliar os impactos "



Foto: Canva

Um novo estudo publicado na  Science  relata os resultados da primeira avaliação global de campo dos impactos ecológicos do pastoreio em terras áridas. Uma equipe de pesquisa internacional descobriu que o pastoreio pode ter efeitos positivos nos serviços ecossistêmicos, particularmente em pastagens ricas em espécies, mas esses efeitos se tornam negativos em um clima mais quente.

A pastorícia é um uso essencial da terra que sustenta a subsistência de bilhões de pessoas e está intimamente ligada a muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A pecuária é particularmente importante nas terras áridas, que cobrem aproximadamente 41% da superfície da Terra e abrigam um em cada três seres humanos que vivem em nosso planeta e mais de 50% de todo o gado de nosso planeta.

Apesar da importância da pastagem para humanos e ecossistemas, até o momento nenhum estudo anterior tentou caracterizar seus impactos na provisão de serviços ecossistêmicos em escala global usando dados de campo. Para isso, uma equipe de pesquisa internacional de mais de 100 especialistas, liderada pelo Dr. Fernando T. Maestre (Universidade de Alicante, Espanha), realizou uma pesquisa global única realizada em 326 terras áridas localizadas em 25 países em seis continentes.

“Usamos protocolos padronizados para avaliar os impactos do aumento da pressão de pastagem na capacidade das terras secas de fornecer nove serviços ecossistêmicos essenciais, incluindo fertilidade e erosão do solo, produção de forragem/madeira e regulação do clima. Isso nos permitiu caracterizar como os impactos do pastoreio dependem do clima local, do solo e das condições de biodiversidade local e obter informações adicionais sobre o papel da biodiversidade no fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para sustentar a subsistência humana." diz o Dr. Maestre, diretor do Laboratório de Ecologia Seca e Mudança Global.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.