CI

Atraso na semeadura do milho preocupa produtores

Semeadura do milho safrinha no Brasil apresenta um progresso bastante diversificado entre os estados produtores


Foto: Divulgação

A semeadura do milho safrinha no Brasil apresenta um progresso bastante diversificado entre os estados produtores. Em alguns locais, a atividade já foi concluída, enquanto em outros, ainda há atrasos em relação ao período ideal de plantio.

Conforme dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Mato Grosso, por exemplo, a semeadura está praticamente finalizada, faltando apenas 1% da área prevista para ser plantada. As condições climáticas têm sido favoráveis e, por isso, as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Já em Goiás, apesar do encerramento da janela ideal de plantio, a semeadura persistiu motivada pelas boas condições climáticas. Em outras regiões, como no Paraná, ainda há atrasos na semeadura em relação à janela ideal, mas a última semana foi de clima mais seco, permitindo um bom avanço na área semeada.

Em Minas Gerais, as operações de plantio continuam e já alcançaram 80% da área esperada. No entanto, também há atrasos em relação ao período ideal de plantio. No Maranhão, a semeadura avança rapidamente, principalmente no sul do estado, enquanto em Tocantins, apesar do atraso em relação à janela ideal, a semeadura já foi concluída e as lavouras apresentam boas condições.

No Piauí, as boas condições climáticas e os resultados satisfatórios na última safra motivaram o aumento na área plantada, e a semeadura se aproxima da conclusão, com as lavouras também apresentando boas condições.

Por fim, no Pará, a semeadura ainda continua em algumas regiões, principalmente em sucessão à colheita da soja. Contudo, as condições climáticas continuam favoráveis e o progresso é considerado satisfatório até o momento.

PROGRESSO DO PLANTIO
Semana de 12 a 18 demarço de 2023

Com base nos dados divulgados pela Conab, é possível verificar que, em termos gerais, a semeadura do milho safrinha no Brasil está apresentando um progresso satisfatório, com 85,1% da área prevista já plantada.

No entanto, é importante destacar que há uma grande variação entre os estados produtores. Enquanto em Goiás a semeadura está praticamente concluída, com 99,9% da área plantada, em São Paulo apenas 50,0% da área prevista foi plantada até o momento, um atraso de 20% em relação à safra anterior.

No Piauí, apesar do avanço significativo em relação à semana anterior, com a semeadura alcançando 60,0% da área prevista, ainda há um atraso em relação à safra passada, que registrou 96,0% da área plantada no mesmo período. Em Minas Gerais e no Paraná, também há atrasos em relação à safra passada, com 80,0% e 66,0% da área plantada, respectivamente.

Já em Tocantins, a semeadura já foi concluída. No Mato Grosso do Sul, apesar do progresso significativo na última semana, ainda há um atraso (-30%) em relação à safra passada, que registrou 93,0% da área plantada no mesmo período.

Em termos gerais, considerando os nove estados produtores analisados, o progresso da semeadura do milho safrinha está em 85,1% da área prevista, o que representa um avanço em relação à semana anterior (72,5%), mas ainda abaixo do registrado na safra passada (94,7%).

Esses números reforçam a importância do acompanhamento das condições climáticas e do manejo adequado das lavouras para garantir um bom desempenho da safra de milho safrinha em todo o país, especialmente nos estados onde ainda há atrasos na semeadura em relação à janela ideal.

Material elaborado pela equipe Agrotempo com base no no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.