Atraso na semeadura da soja 2024/25 pode impactar janela para milho segunda safra
Semeadura registou avanço, mas ainda é inferior ao da última temporada
A semeadura da soja em Mato Grosso para a safra 2024/25 registrou avanço na última semana, atingindo 55,73% da área projetada até a sexta-feira (25/10). Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), este crescimento semanal de 30,65 pontos percentuais (p.p.) é o maior já registrado na série histórica, impulsionado por condições climáticas favoráveis, porém a preocupação dos produtores é com a janela da segunda safra e o desempenho eficiente do parque de máquinas no estado.
Apesar do progresso , o Imea destaca que o ritmo da semeadura nesta temporada está 14,32 p.p. atrás do mesmo período em 2023/24 e 6,59 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos. O atraso preocupa, especialmente em regiões onde a janela para o cultivo do milho segunda safra pode ficar mais apertada, caso a finalização do plantio da soja se estenda.
Entre as regiões do estado, a Médio-Norte apresentou o melhor desempenho, com 73,97% da área já semeada, após um avanço de 38,42 p.p. em apenas uma semana. A região é estratégica por sua elevada produtividade e por concentrar grande parte das áreas destinadas ao milho na segunda safra, reforçando a urgência na conclusão do plantio.
De acordo com dados do NOAA, a previsão para os próximos sete dias indica volumes de 25 a 35 mm de chuva para a maior parte de Mato Grosso, com precipitações mais intensas, entre 35 e 45 mm, esperadas nas regiões Oeste, Centro-Sul e Sudeste. As chuvas são fundamentais para o estabelecimento das lavouras e podem acelerar o plantio nas áreas restantes.