Associação desmente proibição da produção On Farm e reafirma garantia para produtores
De acordo com a ABBINS, há rumores de que a produção de bioinsumos para uso próprio
A Associação Brasileira de Bioinsumos (ABBINS) emitiu nesta terça-feira (20.08), um comunicado alertando os agricultores brasileiros sobre informações enganosas que estão sendo divulgadas no mercado de bioinsumos. De acordo com a ABBINS, há rumores de que a produção de bioinsumos para uso próprio, conhecida como produção on farm, será proibida em breve. A associação desmentiu os boatos.
O comunicado da ABBINS ressalta que a entidade mantém constante diálogo com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), representada pelo deputado Pedro Lupion, e com ministros de diferentes pastas, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Todos estão comprometidos com a aprovação de uma Lei de Bioinsumos, que já está na agenda prioritária do Governo Federal para este semestre.
A ABBINS garante que todos os projetos de lei sobre bioinsumos em tramitação no Congresso Nacional excluem qualquer possibilidade de aplicação da nova Lei de Agrotóxicos aos bioinsumos, assegurando, assim, a continuidade da produção on farm. A associação reforça que os agricultores brasileiros não devem se deixar enganar por aqueles que buscam restringir seus direitos. "Não desistam de um direito extraordinário que já é e continuará sendo dos agricultores", finaliza o comunicado.