As galinhas podem ser alimentadas com arroz?
Em frangos de corte de crescimento rápido, a falta de selênio leva, desde cedo, à diátese
O arroz é incluído em muitas formulações comerciais de rações para galinhas, no entanto, o aumento do preço do arroz pode tornar tais rações muito caras para um avicultor doméstico ou tornar necessário alimentar galinhas poedeiras ou aves de corte com arroz Portanto, vamos considerar a questão: é possível dar arroz às galinhas e quanto?
Todos os tipos de arroz são considerados saudáveis ??para galinhas , embora o marrom seja o preferido, o branco é mais barato e, portanto, é usado com mais frequência pelos avicultores domésticos . O arroz é um alimento nutritivo com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos, que constituem 77% dos macronutrientes.
O que o torna especialmente importante é a presença de vitaminas B1, B2, B3 e E, potássio, minerais e fibras alimentares. É claro que o arroz não deve ser a única fonte de alimento, mas dentro de limites razoáveis ??traz muitos benefícios.
A deficiência de selênio geralmente é a causa de uma queda na produção ou na qualidade dos ovos, como ovos anormalmente pequenos. Uma galinha poedeira produtiva requer 0,06 ppm de selênio em sua dieta diária para manter a produção de ovos.
Em frangos de corte de crescimento rápido, a falta de selênio leva, desde cedo, à diátese exsudativa, quando a pele fica inchada, úmida, com crostas e hematomas. Para frangos de corte adultos, a ingestão diária de selênio é de 0,2 a 0,3 ppm.
Na indústria avícola comercial para tais condições, o selenito de sódio e, mais recentemente, os quelatos de selênio orgânico são drogas de uso comum. Para galinhas domésticas, pode-se introduzir o molho de arroz, pois o arroz contém muito selênio .
As galinhas evoluíram para comer grãos crus, então seus sistemas digestivos permitem que eles quebrem o arroz cru. Eles podem comer arroz cru com segurança da mesma forma que o comem cozido.
Além disso, o arroz cru é muito mais saudável, pois o cozimento remove alguns de seus principais minerais e nutrientes. Se você optar por alimentar suas galinhas com arroz seco, certifique-se de que seja uma pequena quantidade, não mais que 20% do peso da dieta de sua ave. Além disso, certifique-se de que os animais tenham acesso a bastante água fresca e limpa.