As cotações do milho vão reagir?
Mais reduções nas expectativas de produção do milho
Neste mês, tivemos mais reduções nas expectativas de produção do milho segunda safra no Brasil, segundo a análise da Grão Direto. Algumas consultorias estimam produção abaixo de 80 milhões de toneladas. Caso seja confirmado um corte agressivo na produção da segunda safra, as cotações poderão reagir significativamente.
La niña está voltando!!!! De acordo com o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), há grande probabilidade que o fenômeno “La Niña” comece a se sobressair em junho deste ano. Caso isso seja confirmado, poderá trazer desafios para parte do desenvolvimento da safrinha, que vai estar em campo.
Plantio seguirá evoluindo. A região sul, e parte do Mato Grosso iniciaram o plantio do milho da segunda safra. Até então, o ritmo continua lento, porém, com clima mais favorável. O ritmo deve começar a acelerar a partir de fevereiro, com a colheita da soja evoluindo.
Apesar das limitações de logística de produtos oriundos dos EUA, o país é o principal país com volume satisfatório para exportação nesta época do ano. Sazonalmente, durante o primeiro semestre, o milho cultivado no Brasil é predominantemente destinado ao mercado interno. Contudo, no segundo semestre, o país desempenha um papel crucial como fornecedor global significativo de milho.