Arroz e feijão são insubstituíveis, mas falta comunicação
"O grande desafio, no entanto, é comunicar essa qualidade ao consumidor"
Nos últimos anos, diversas indústrias alimentícias recorreram à substituição de ingredientes nobres por opções mais baratas, muitas vezes sem informar o consumidor, o que compromete a qualidade dos produtos e pode impactar a saúde. Segundo Sergio Cardoso, Diretor de operações na Itaobi Representações, práticas como o uso de "sabor artificial" no lugar de ingredientes reais e o aumento de açúcares e gorduras em produtos industrializados têm gerado um mercado com menor qualidade e confiança.
Isso se reflete em alimentos como chocolates e outros produtos ultraprocessados, que muitas vezes mascaram a baixa qualidade com aditivos. Entretanto, o setor de arroz e feijão se mantém fiel à qualidade, sem recorrer a essas práticas. O arroz continua sendo arroz, e o feijão continua sendo feijão, preservando suas propriedades nutricionais e sensoriais. O grande desafio, no entanto, é comunicar essa qualidade ao consumidor, em um mercado saturado de produtos processados.
“No entanto, o setor de arroz e feijão permanece como uma exceção a essa tendência, mantendo seus padrões de qualidade sem recorrer a substituições que comprometam a autenticidade dos produtos. O arroz continua sendo arroz, e o feijão continua sendo feijão, sem artifícios ou alterações que prejudiquem o valor nutricional e sensorial”, comenta.
Para destacar esses diferenciais, é essencial investir em educação do consumidor, transparência, rastreabilidade, e engajamento nas redes sociais. Mostrar o processo de produção e valorizar a tradição cultural do arroz e feijão no Brasil são maneiras de reforçar o valor dos produtos genuínos, sem aditivos ou alterações que comprometam sua essência.
“Enquanto outros setores enfrentam problemas de credibilidade devido a práticas duvidosas, o arroz e o feijão se destacam por sua integridade. O desafio agora é transformar essa qualidade em um diferencial percebido e valorizado pelo consumidor”, conclui.